O escritório de arquitetura holandês KCAP está à frente de um projeto monumental que transformará para sempre o centro da cidade de Haia, na Holanda. Muitas das médias e grandes cidades européias tem passado por enormes transformações ao longo das últimas décadas, apropriando-se de seu passado industrial em prol da qualidade de vida em seus centros urbanos. Neste contexto, o projeto desenvolvido pelos arquitetos do KCAP pretende "impulsionar a renovação da antiga área industrial de Laakhavens, bem no coração da cidade de Haia".
A área de intervenção abrange todo entorno da histórica estação central de Haia, a qual deverá ser reintegrada a este novo contexto, priorizando a sua acessibilidade e incorporando novas funções urbanas. Chamado de HS Kwartier, o projeto é uma intervenção urbana de escala monumental, contanto com um programa de uso misto de mais de 245.000 metros quadrados, o qual incluirá edifícios residenciais, comerciais, institucionais e culturais além de novos restaurantes, escolas e uma enorme diversidade de serviços públicos.
Parte da área de intervenção será reservada para o novo Distrito Central de Inovação da cidade de Haia, o qual acolherá as uma série de novas indústrias do ramo. Além disso, o principal foco do projeto encontra-se no domínio público: percursos caminháveis e ciclovias além dos inovadores conceitos da nova política de mobilidade pública da cidade.
Nos arredores da estação central, cinco arranha-céus transformação por completo o skyline do "The Gauge", aquela que deverá ser a imagem da Haia do século XXI. Seus volumes serão escalonados de forma a acolher uma série de varandas e espaços abertos, integrando este conjunto monumental à escala humana e a vida do bairro. Do outro lado da estação, em Laakhaven, será criada uma nova "porta de entrada para o centro de Haia", reconectando os dois lados da linha ferroviária e presenteando a cidade com uma nova praça de acesso à estação.
Como urbanistas, os arquitetos da KCAP também serão os responsável pelas intervenções em maior escala no projeto do HS Kwartier, as quais foram encomendadas especificamente pela LIFE makes SENS. Somando-se a isso, a KCAP também foi envolvida no projeto de transformação do monumental edifício histórico Stationspostgebouw, o qual será reformado para abrigar a futura sede da PostNL, desempenhando um papel fundamental no contexto urbano do HS Kwartier.
Via: KCAP